Já estamos Outobro de 2015 e, até agora, não tivemos um novo capitulo do mangá de Hunter x Hunter, nem qualquer informação sobre o autor ou a sua obra. Em junho de 2014 a publicação do mangá retornou as páginas da revistaShonen Jump, animando os sofredores fãs de Hunter x Hunter. Mesmo sem saber por quanto tempo o autor conseguiria se manter ativo dentro da Jump, cada capitulo lançado trazia muita felicidade aos fãs que, finalmente, poderiam ler a continuação da saga dos hunters no continente desconhecido.
Uma grande torcida se formou para que Togashi conseguisse publicar material suficientes, para compilar um volume encadernado, geralmente composto por 7 ou 8 capítulos. Mas, infelizmente, a alegria dos fãs não durou muito tempo. O mangá voltou em junho, e estava sendo lançado com pausas irregulares até o mês de setembro, quando a Shueisha publicou uma nota avisando que o mangá entraria em hiato sem previsão de retorno, por motivo de saúde do autor. Togashi teve que parar o trabalho para tratar de fortes dores nas costas. Mais uma vez os fãs ficaram a ver navios nesta história.
E, na opinião de muitos, nem foi tão decepcionante assim. Principalmente porque quem acompanha a trajetória de Yoshihiro Togashi sabe que, infelizmente, não se pode esperar muito. Porém, temos a esperança que não seja uma pausa tão longa quanto a última que durou quase dois anos seguidos, mas de qualquer forma, nesse caso, temos a justificativa da saúde do autor, já que em 2012 nenhuma informação oficial foi noticiada.
Sobre o autor:
Yoshihiro Togashi nasceu em 1966, na província de Yamagata, no Japão. Seu trabalho como mangaká profissional começou em 1987, com uma história chamada “Ookami Nante Kowakunai!”. Esse mangá rendeu a Togashi seu primeiro prêmio Ozamu Tezuka. Após o premio lançou o mangá "Tende showaru Cupid", em 4 volumes, mas foi mesmo em 1990 que ele lança a obra que o revelou para o mundo, "YuYu Hakusho". Um ano após o término das aventuras de Yusuke Urameshi, Togashi começou a trabalhar no mangá “Level-E”, de apenas três volumes e que, no Brasil, foi lançado pela JBC. No ano de 1998, Togashi publica sua maior criação: "Hunter x Hunter". Também publicado pela JBC e que está na edição 32, a última lançada no Japão.
Autor Preguiçoso ou a Shonen Jump é a vilã?
Contam as lendas dos bastidores que, enquanto escrevia o arco do Torneio das Trevas, do YuYu Hakusho, o autor pretendia terminar a história no final do torneio. Como os mandantes da Shonen Jump não queriam perder um dos carros chefes da editora, eles obrigaram o autor a continuar a história. Mesmo assim, o mangá terminou em 1994, tendo apenas 19 volumes encadernados.
Mas, segundo dizem, esse conflitos de idéias do autor com a editora teria sido o gatilho que faria do Togashi um mangaká incapaz de cumprir as metas semanais, estipuladas pela revista. E os atrasos para entregar material novo teriam piorado quando, em 1999, Yoshihiro Togashi casou-se com a também mangaká Naoko Takeuchi (autora de Sailor Moon).
Alguns boatos da mídia, na época, levaram a crer que um dos motivos dos atrasos constantes de Togashi seria que ele e Naoko estariam aproveitando uma lua-de-mel estendida, já que o casal era constantemente visto passeando de Ferrari pelo Japão. Há, ainda, os boatos sobre a saúde, a sanidade do autor, seu vício em Dragon Quest, entre outras informações incertas que circulam pelos fóruns e redes sociais.E já que ninguém dentro da Jump fala oficialmente sobre o assunto, só resta aos fãs e a mídia especular sobre a vida deste controverso mangaká. Por isso, que não é raro ele ser tachado como preguiçoso, despreocupado, ou até mesmo um doente crônico, ou em estado terminal, mas até agora não tivemos como descobrir toda a verdade.
De fato a história da Shueisha e da Shonen Jump é cheia de polêmica, com vários casos em que os mangakás se suicidaram, ou foram vítimas de doenças graves provocadas por estresse, devido às cobranças pelos prazos, as exaustivas horas de trabalho, ou pelo sistema de “qualidade” que a Jump impõe aos seus autores.
A editora é famosa por cortar qualquer artista que não cumpre prazos, ou quando a pontuação do mangá fica muitas semanas abaixo do “padrão”. Esta pontuação é definida pelos leitores, feita por voto, em um questionário que vem junto com cada exemplar da Jump e o resultado desta enquete influencia na decisão de qual mangá deve ser cancelado e sair da revista. São os famosos ToC , divulgados semanalmente aqui no blog.
Entretanto, apesar de todas as falhas e atrasos, Togashi ainda faz parte do quadro de autores da Jump. Mas isso não é por pena de uma possível doença. Mas sim, pelo efeito positivo que ele causa nas vendas da Jump toda vez que lança um novo capitulo. Na contagem anual de vendas Hunter x Hunter sempre está entre os mangás mais vendidos da editora. Mesmo lançando poucos capítulos por ano.
Então... se Hunter x Hunter vai voltar a ser publicado, não sabemos, mas enquanto Togashi tiver seu emprego garantido dentro da Jump, os fãs estarão na expectativa de ver mais um volume sendo lançado. E não nos resta mais nada, a não ser aguardar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário